Onde o Instituto Ubíqua atua?
O Instituto Ubiqua atua prioritariamente nas cidades do semiárido piauiense. Nestes municípios desenvolve atividades de promoção do desenvolvimento local e combate a pobreza, através do empoderamento juvenil, realizado a partir da formação de comunicadores populares: agricultores familiares e quilombolas, cegos e jovens da periferia em situação de risco.
O Instituto Ubiqua contribui para mudar a realidade do semiárido, por meio da comunicação. Busca o empoderamento dos jovens, por meio da formação e registro profissional de radialistas. Esta formação está fundamentada no espírito crítico para uma correta interpretação do contexto do semiárido. Vários egressos relataram a importância da correta compreensão das forças que atuam no semiárido para o desenvolvimento de uma boa comunicação e transformação das pessoas.
O Instituto fundamenta-se na educação, na organização coletiva e na comunicação como instrumentos para a mudança. O desafio central recai na formação de uma massa de jovens radialistas com espírito e leitura crítica da sua realidade com atitude de indignação em relação à sua condição socioeconômica. Vários foram os relatos dos que tiveram suas vidas alteradas positivamente com a formação, observados os sorrisos alegres e o brilho nos olhos dos egressos quando falam e mostram suas identidades de radialistas.
Em 2020, o Insituto Ubiqua realizou parceria com organizações dos Estados do Ceará, através do projeto Paulo Freire, e na Bahia, por meio do projeto Pró-Semiárido, para o desenvolvimento da primeira turma de Repórter Digital promovido pelo Instituto.
A comunicação comprometida com o semiárido, baseada na verdade dos fatos e na leitura crítica completa a base do processo de mudança. Será o caminho para o empoderamento da sociedade tendo a informação como principal instrumento. O Instituto Comradio busca incentivar a sociedade que vive no semiárido a debater profundamente a sua realidade, tendo como foco as oportunidades e potencialidades e não a vitimização e conformismo.