O Educar Nestante nasceu durante a pandemia da covid-19, representando uma saída para que os alunos das comunidades rurais do semiárido brasileiro pudessem continuar estudando.
Com a pandemia, as aulas passaram a ser no formato remoto, mediadas por tecnologias que usam a internet. Mas os estudantes da zona rural têm dificuldades de acesso à internet e foram os mais prejudicados nesse contexto.
A plataforma tecnológica com funcionamento on-line e off-line pôde unir a vontade dos professores para ensinar e a necessidade dos alunos de aprender e, assim, contribuir para quebrar o ciclo da pobreza na região do semiárido piauiense alimentado e ampliado durante a pandemia da covid-19.
Objetivo estratégico:
Pobreza reduzida entre jovens rurais do semiárido piauiense através da melhoria do nível de educação e da mediação tecnológica.
Objetivos:
1. Objetivo específico intermediário: Efeitos negativos da pandemia na educação dos jovens rurais pobres do Semiárido piauiense, reduzidos.
1.1 Objetivo específico imediato: Estruturas para aulas remotas na área de atuação do projeto melhoradas.
Resultados esperados:
1.1. Resultado esperado 1: Metodologia dos Ciclos de Aprendizagem Ubíqua/Educar Nestante, implementados nas escolas da área de atuação do projeto.
1.2. Resultado esperado 2: Acesso dos jovens a aparelhos adequados e internet melhorado.
1.3 Resultado esperado 3: Processos de incidência política fomentados para o fortalecimento das estruturas públicas de ensino remoto.