O Instituto Ubíqua está presente no 1º Encontro de Jovens Rurais do Semiárido Piauiense que acontece nesta quarta e quinta-feira, 20 e 21 de julho, no Auditório do Hotel Entre Rios, em Picos. Com o tema “PVSA e Jovens Rurais: Investimentos, inclusão produtiva, formação, qualificação, boas práticas e aprendizados”, o encontro reúne cerca de 200 jovens de cinco regiões produtivas do estado.
Na oportunidade o Instituto que está sendo responsável pela gestão do conhecimento do Projeto Viva O Semiárido, também está divulgando a sua mídia social “Nestante”. Os jovens rurais que formam o público prioritário do Projeto Viva o Semiárido também são público alvo do Instituto Ubíqua, que tem como uma de suas causas a comunicação como meio para o desenvolvimento local, por meio da comunicação colaborativa, influenciando a comunidade colocar todo o seu potencial comunicativo a serviço da promoção do desenvolvimento pessoal, social, político, econômico, cultural e ambiental de seus integrantes e de seu entorno.
A Ubíqua ajuda a formar comunicadores e comunicadoras que produzem mídias e utilizam as tecnologias e espaços de informação para “empoderar” as pessoas e acreditar que todas e todos podem ser agentes transformadores de sua realidade. A Mídia Social Nestante, é um desses espaços que da vez e voz a juventude, onde eles podem compartilhar suas boas práticas ajudar as suas comunidades a solucionar problemas e ainda ficar informado com tudo que “acontece Nestante”, pois o aplicativo funciona junto com a Agência de Noticias Nestante.
No evento o presidente e a vice presidente da Ubíqua, Jésse Barbosa e Graciele Barroso, convidaram os jovens a se apoderarem do aplicativo Nestante e utilizarem em benefício de suas comunidades. Na oportunidade também reforçaram o convite para o concurso “A Vida Acontece Nestante”, onde as publicações no aplicativo podem concorrer um smathphone novo. Saiba mais e confira o edital em www.nestante.org
Encontro Pvsa
O encontro tem como objetivo compartilhar o resultado dos esforços e do trabalho dos executores do Projeto, refletindo com a sociedade e o público beneficiário sobre o alcance e os aprendizados que resultaram da atuação do PVSA e o legado que ficará para o Estado, FIDA, parceiros, entidades, famílias atendidas e suas organizações.
O Projeto Viva o Semiárido – PVSA, resulta do Acordo de Empréstimo nº I-788-BR contratado pelo governo do Estado do Piauí junto ao Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA, em 09 de abril de 2013, para ser executado no período de 2013 a 2022.
O Projeto tem como finalidade contribuir para a redução da pobreza e dos níveis de extrema pobreza da população rural do semiárido piauiense por meio do incremento das atividades produtivas predominantes e do fortalecimento organizacional dos produtores e produtoras rurais, e integra a estratégia do desenvolvimento territorial sustentável e participativo do Governo do Piauí, da qual fazem parte as políticas públicas de redução da pobreza e do desenvolvimento rural.
O PVSA terá sua missão concluída no período de 1 a 12 de agosto de 2022. Em preparação para seu encerramento oficial, o Projeto realiza uma série de eventos que tem por objetivo apresentar as ações, investimentos, resultados e impactos do nos Territórios de atuação e nos segmentos que formam o público prioritário.